. Saber que o resultado de dividir “A” por “B” é o mesmo que dividir o inteiro em “B” partes iguais a tomar “A” dessas partes
· Identificar numerador e denominador
· Ler corretamente os números fracionários
· Reconhecer se um número fracionário é menor que 1, igual a 1 ou maior que 1
· Reconhecer que existem números representados por uma parte inteira e outra parte fracionaria
· Transformar corretamente uma fração imprópria em numero misto e vice-versa
· Reconhecer fracos equivalentes como representações diferentes de um mesmo número racional
· Aplicar corretamente a propriedade para obter frações equivalentes a uma fração dada
· Reconhecer que simplificar uma fração significa obter uma outra fração equivalente à fração dada, cujos termos são mais simples
· Simplificar corretamente uma fração por meio da regra prática
· Reconhecer que reduzir duas ou mais frações ao mesmo denominador significa escrever frações equivalentes às frações dadas, porém de mesmo denominador
· Reduzir duas ou mais frações ao mesmo denominador por meio de regra prática
· Comparar dois números fracionários quando:
1) As frações têm mesmo denominador
2) As frações têm denominadores diferentes
efetuar com compreensão , a multiplicação de duas frações
Reconhecer o inverso de números fracionários
Efetuar com compreensão, a divisão de duas frações
Determinar corretamente a fração de um número natural
Resolver com compreensão, problemas com dados fracionários